Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25566
Compartilhe esta página
Título: | Configurações didáticas de ambientes virtuais de aprendizagem na educação à distância |
Autor(es): | PEREIRA, Jose Wilson |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino; Didática; Educação a distância; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 26-Abr-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta pesquisa busca caracterizar as configurações didáticas realizadas por professores da licenciatura em Matemática na modalidade EAD, a partir da escolha das situações de ensino, do mapeamento de recursos e de esquemas de uso planejados. É no cenário da Educação a Distância que a nossa pesquisa se desenvolve, com um olhar para as escolhas do professor executor, quanto à gestão dos recursos disponibilizados e seus esquemas de uso planejados em sua Configuração Didática. O nosso quadro teórico é composto pelas teorias: Orquestração Instrumental, Abordagem Instrumental e Abordagem Documental. Inicialmente, um estudo piloto foi realizado para levantar algumas hipóteses e ajustar as que foram preestabelecidas e pertinentes ao objetivo da pesquisa. Na modalidade EaD, as disciplinas ofertadas ficam arquivadas no servidor da instituição com todas as informações e ações que foram desenvolvidas durante sua execução, permitindo as mesmas acesso. Foi concedido acesso ao ambiente virtual dos nossos sujeitos da pesquisa, professores executores/formadores, da disciplina de Geometria Analítica de cursos curso de Licenciatura em Matemática à distância de duas instituições federais do estado de Pernambuco. Foram três professores entrevistados. Cada professor teve o seu momento individual de entrevista. Nela solicitamos aos professores que fizessem um mapa elencando os recursos disponibilizados em seu ambiente e explicando o motivo por tal escolha. Usamos elementos da metodologia adotada na abordagem documental estendendo-se aos aspectos reflexivos. Como resultados, percebemos três estratégias diferentes de Configuração Didática, que variam de instituição e de professor. Os professores centram em um enriquecimento dos recursos de conteúdo disponibilizados na instituição, com recursos de vídeo, internos e externos ao Moodle. Um deles centra-se em uma mediação com centro no fórum enriquecida com softwares, vídeos, e outros. Outra enriquece a mediação com a videoconferência, seguida de chat. Uma terceira concentra-se apenas no envio do recurso de conteúdo e provas. Percebem-se lacunas na relação entre o recurso e seus esquemas de uso; a falta de recursos de mediação que tenha uma linguagem matemática, geométrica e algébrica, força o professor a criar e buscar recursos externos. |
Descrição: | FERREIRA, Verônica Gitirana Gomes, também é conhecida em citações bibliográficas por: GITIRANA, Verônica |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25566 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO José Wilson Pereira.pdf | 4,84 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons